Eventos promovidos

Na I Jornada de Educação Especial e Inclusão, em 2007, discutimos a “Educação especial e inclusão como campos de pesquisa e trabalho em configuração”, sob a coordenação da Profa. Dra. Hildete Pereira dos Anjos e realizamos um resgate histórico das experiências de educação especial em Marabá e região, tendo como convidados o Departamento de Educação Especial/SEMED, a APAE (Associação dos Pais e amigos de Excepcionais) o CAP (Centro de Apoio Pedagógico ao Deficiente Visual), a 4ª Unidade Regional de Educação/SEDUC ; tivemos como principal palestrante a Profa Dra. Ivanilde Apoluceno de Oliveira, da Universidade Estadual do Pará (UEPA), com a temática “Políticas de educação inclusiva atual : o debate atual”. 

Na II Jornada de Educação Especial e Inclusão, em 2008, a temática debatida foi “Formação de professores e educação inclusiva", com a Profa. Ivanilde Apoluceno de Oliveira (Rede de Pesquisa Educação Inclusiva na Amazônia Oriental/UEPA), tendo como palestra complementar “Deficiência e preconceito” com a Profa. Luciene Silva, da Universidade Estadual da Bahia (UNEB). 

Na III Jornada de Educação Especial e Inclusão, em 2009, sob a temática “Construindo linguagens na convivência entre diferentes” a Profa. Dra Thereza Cristina Bastos de Oliveira debateu a inclusão da criança surda, enquanto que o Prof. Joiran Medeiros, Coordenador de Políticas Inclusivas da Secretaria de Educação do Rio Grande do Norte, debateu ”Educação inclusiva e projeto político pedagógico”.

A IV Jornada de Educação Especial e Inclusão, em 2010, debateu a formação de professores para a inclusão, a partir das contribuições da Profa. Rita de Cássia Magalhães Paiva (UFRN) e Enicéia Mendes e Maria Amélia Almeida (UFSCar). A partir desse evento, a Jornada deixou de ser um evento anual e passou a acontecer a cada dois anos.

A V Jornada de Educação Especial e Inclusão, em 2012, teve como temática "Fazendo dialogar políticas públicas e histórias de vida". Nesse evento, tivemos a presença da Profa. Denise Meyrelles de Jesus (do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo), discutindo o tema “Políticas de inclusão e formação docente: experiências de pesquisa crítico-colaborativa” ; Taísa Liduenha Gonçalves, doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação Especial, UFSCAR (sob orientação da Profa. Kátia Caiado), debateu o tema “Interfaces entre educação do campo e educação especial: um território em construção” com a profa. Ivanilde Apoluceno de Oliveira, do  Núcleo de Educação Popular Paulo Freire e Rede Educação Inclusiva na Amazônia Paraense; Sabrina Fernandes Castro, da equipe de Coordenação do Observatório Nacional de Educação Especial (ONEESP) UFSCar, apresentou  o estado atual dos estudos sobre salas multifuncionais, do qual participamos.







Em 2013, realizamos o Seminário Histórias de Vida e Educação Especial, como culminância do projeto de pesquisa-formação com as professoras de salas multifuncionais de Marabá, que teve como produto o livro "As histórias de todas e de cada uma: construindo um trajeto para a educação especial"(no prelo). Participaram, debatendo a produção, as professoras Iara Maria Campelo Lima (Universidade Federal de Sergipe) e Nilsa Brito Ribeiro (UFPA).

A VI Jornada aconteceu de 23 a 25 de setembro de 2014; os Anais podem ser acessados em http://vi-jornada-eei.blogspot.com.br/. Foi publicado (pela Editora Paka Tatu) o livro "Olhando a educação como um direito: deficiência, inclusão e diversidade", organizado por nós e com a participação das palestrantes da V e da VI Jornada.

A VII Jornada, acontecerá de 28 a 30 de 2106, com a presença de Roberto Sanches Rabello (Universidade Federal da Bahia), Virginia Kastrup (Universidade Federal do Rio de Janeiro) e Alexandre Silva dos Santos Filho (Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará. Maiores informações no blog da VII Jornada: participe!

Comentários

Postagens mais visitadas