Participação em eventos



VI Colóquio e I Instituto da Associação Latino-Americana de Estudos do Discurso ALED Brasil. Apresentação do trabalho "Discurso docente na escolarização inclusiva". Em São Carlos, SP, 2016.

IX Congreso Internacional de la Asociación Latino-americana de Análisis de Discurso (ALED). Apresentação do trabalho "Produção discursiva e dinâmicas territoriais: possibilidades analíticas", em co-autoria com Nilsa Brito Ribeiro. Em Buenos Aires, Argentina, 2015.

VIII Encuentro Internacional Educación Hoy: mas allá de la diversidad. Apresentação dos trabalhos "La investigación-formación: historias de vida e identidad docente", "Género, identidad y educación especial: historias de maestras", em co-autoria com Iselene Labres. Em Medellín, Colômbia, 2014.

Universidad 2014: 9º Congreso Internacional de Educación Superior. Apresentação de trabalho conjunto com Nelinho Carvalho de Souza; “A Universidade Nova no Brasil: influências das reformas européia e americana". Em Havana, Cuba, fevereiro de 2014.

Seminário de Socialização de Projetos de Pesquisa _ Grupo de Pesquisa Cultura, Identidades e Dinâmicas Sociais na Amazônia Oriental brasileira. Apresentação de Projeto de Pesquisa: "Dinâmicas sócio-educacionais no sudeste do Pará: políticas públicas e deficiência". Marabá, PA, 2013. 

II Seminário de Currículo de Formação de Professores na Perspectiva da Inclusão_ promovido pelo INCLUDERE - Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Currículo de Formação de Professores  na Perspectiva da Inclusão (ICED/UFPA), em 12 e 13 de setembro . Participação em Mesa redonda: "Inclusão na Educação Superior". Belém, PA,  em 12 e 13 de setembro de 2013.

VI Seminário Regional Formação de Gestores e Educadores. Palestra: "A produção científica em educação especial: aspectos conceituais". Marabá, PA, 2013.

III Conferência Municipal de Educação de Redenção, PA. Palestra: "Qualidade da Educação: permanência e condições de participação e aprendizagem". 2013.

IV Encontro de Pesquisa em Inclusão Escolar da Pessoa com Deficiência: abordagens metodológicas e II Simpósio Nacional de Inclusão Escolar da Pessoa com Deficiência, promovido pelo NUPIEPED (Núcleo de Pesquisa em Inclusão escolar da Pessoa com Deficiência) da Universidade Federal de Sergipe. Mesa Redonda:  "Discursos, práticas e estratégias inclusivas". Em Aracaju, SE, de 28 a 31 de outubro de 2012. 

I Seminário de Estudos sobre Currículo e Formação de Professores na Perspectiva da Inclusão, promovido pelo INCLUDERE - Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Currículo de Formação de Professores  na Perspectiva da Inclusão (ICED/UFPA)Participação em Mesa Redonda: "A Educação Inclusiva no Contexto Amazônico". Em Belém, 2012.

V Congresso Brasileiro De Educação Especial (CBEE) e VII Encontro Nacional dos Pesquisadores da Educação Especial (VII ENPEE), uma proposta conjunta da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial – ABPEE, e do Programa de Pós-Graduação em Educação Especial – PPGEES da Universidade Federal de São Carlos- UFSCar. Membro do Comitê Científico. 2012. Participação em Mesa Redonda: Observatório Nacional de Educação Especial em ação: um recorte das salas multifuncionais em vários estados. Coordenação da Sessão de Comunicação Oral Formação de Professores. Apresentação de comunicação: "Na linha do tempo: histórias do fazer docente em educação especial e políticas públicas". 2012. Em São Carlos, SP, de 14 a 17 de novembro de 2012.

VIII Encuentro Internacional "Inclusión: avances, retos y propuestas alternas". Apresentação de Comunicação: "Para uma análise das relações entre dinâmicas sócio-educacionais, politicas públicas e deficiência". Outubro de  2012. Cidade do México, México, DF.

IV Encontro de Pesquisa em Inclusão Escolar da Pessoa com Deficiência: abordagens metodológicas e II Simpósio Nacional de Inclusão Escolar da Pessoa com Deficiência, promovido pelo NUPIEPED (Núcleo de Pesquisa em Inclusão escolar da Pessoa com Deficiência) da Universidade Federal de Sergipe. Participação em Mesa Redonda: "Discursos, práticas e estratégias inclusivas". 2012.  em Aracaju, SE, de 28 a 31 de outubro de 2012.


III Congresso Baiano de Educação Inclusiva: Práticas, Formação e Lugares  e I Simpósio Brasileiro de Educação Inclusiva, em Salvador, Bahia, de 30 de outubro a 01 de novembro de 2011. Membro da Comissão Científica. Participação em mesa Redonda: "Inclusão da pessoa com deficiência no ensino superior". Em Salvador, Bahia, de 30 de outubro a 01 de novembro de 2011.

VI Seminário Nacional de Pesquisa em Educação Especial. Participação em Mesa Redonda: "Efeitos da inclusão nas escolas públicas: uma leitura a partir das falas de professores e gestores". Nova Almeida, Espírito Santo, fevereiro 2011.

I Seminário Municipal de Avaliação do Processo de Inclusão Escolar da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla na Educação Básica. "A importância do ambiente escolar comum como espaço de desenvolvimento humano". Marabá, Pará, 2011.

XX Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste. Apresentação de trabalho: "Efeitos de sentido e crenças subjacentes ao discurso sobre inclusão". Manaus, AM, julho de 2011.

IV Congresso Brasileiro de Educação Especial. Apresentação de comunicação: "Práticas pedagógicas e Inclusão: a sobrevivência da integração nos processos inclusivos"; Apresentação de comunicação:  "A criança cega e as diferentes formas de contato com a leitura e a escrita". 2010.

I Encontro de Educação Inclusiva e Diversidade da Amazônia Paraense. Participação em Mesa Redonda: Politica de Educação Inclusiva no Estado do Pará. Apresentação de comunicação: O discurso docente acerca do lugar de si no processo de inclusão. 2010.

II Congresso Baiano de Educação Inclusiva III FÓRUM INTERNACIONAL PARA PESSOAS COM SURDOCEGUEIRA E DEFICIÊNCIA MÚLTIPLA SENSORIAL : DIREITOS HUMANOS E POLÍTICAS PÚBLICAS, em Salvador, BA, de 02 a 04 de novembro de 2009


IV Congresso Brasileiro de Extensão Universitária. Apresentação de comunicação: "Deficiência e acesso ao ensino superior: uma experiência de aprendizagem". Em Campo Grande, MS, 2009.

II Congresso Baiano de Educação Inclusiva. Participação em mesa redonda: "Práticas inclusivas na escola". Em Salvador, BA,2009.


19º Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste. "O conceito de inclusão nas falas de professores: deslizamentos de sentido presentes no discurso". Em João Pessoa, Paraíba, de 05 a 08 de julho de 2009. 

III Congresso Brasileiro de Educação Especial. Apresentação de Comunicação: "A inclusão escolar do ponto de vista dos professores: o lugar do outro na constituição do discurso". Em São Carlos, SP, 2008.

II Seminário Prodocência: As licenciaturas em debate. Palestra: "As políticas de inclusão social". Em Belém, PA, 2008.

I Seminário Prodocência: O desafio de ser professor na Amazônia (PROEG/UFPA). Participação em Mesa Redonda: "A inclusão social e acadêmica do educando com necessidades especiais". Em Belém,PA,  2008.

II Seminário de Formação de Gestores e Educadores do Sul e Sudeste do Pará do Programa Educação Inclusiva: direito à diversidade. "Fundamentos filosóficos e pedagógicos da inclusão". Marabá, PA, 2008.

11ª Jornada de Extensão Universitária. Acesso ao ensino superior: aprendendo junto com alunos em situação de deficiência. Marabá, PA, 2008.

Lançamento do Prêmio Jovem Cientista na Região Norte. "Inclusão social: experiências no Campus de Marabá da UFPA e seus ensinamentos". Belém, PA, 2008.

I Conferência Municipal de Educação. "A educação inclusiva na perspectiva da transformação social". Marabá, PA. 2008.

I Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência. "A ampliação do acesso da pessoa com deficiência ao ensino superior". Marabá, PA, 2008.

Comentários

Postagens mais visitadas