Publicações

Artigos completos publicados em periódicos nacionais:



ANJOS, H. P.; OLIVEIRA, Ivanilde Apoluceno
As pesquisas sobre políticas inclusivas: em busca de contexto (Researches about inclusive policies: in search of context). CRÍTICA EDUCATIVA. , v.3, p.101 - 115, 2017.

ANJOS, H. P. Escolarização para a inclusão: formações imaginárias e acontecimento discursivoREVISTA FAEEBA. , v.26, p.209 - 233, 2017
ANJOS, H. P.; SOUZA. N. C. Perfil identitário do egresso do curso de pedagogia: metáforas e deslizamentos de sentido. Revista Latinoamericana de Estudios del Discurso. v.16, p.9 - 23, 2016. ISSN 2447-9543 

LISBÔA, F. M.; ANJOS, Hildete Pereira dos; RIBEIRO, Nilsa Brito. Construção de sentidos no suporte textual rádio. Polifonia (UFMT) v.22, p.509 - 537, 2015. ISSN 2237-6844 

ANJOS, H. P.; MICHELOTTI, Fernando. Dinâmicas territoriais e sociedade: uma experiência de pós-graduaçãointerdisciplinar na Amazônia. INTERthesis (Florianópolis).  v.12, p.209 - 227, 2015. ISSN 1807-1384 

LISBÔA, F.M.; ANJOS, H. P. Formações discursivas na propaganda eleitoral: o caso do plebiscito para acriação do estado de Carajás. Revista da ANPOLL (Online). v.39, p.69 - 79, 2015. ISSN 1982-7830

ANJOS, H. P.; BRANDÃO, I. G. P.; SOUSA, I. L. Gênero, identidade e educação especial: histórias de professoras. Revista Cocar (UEPA), Edição Especial, n.1. Jan/jun 2015. p. 229-247.

ANJOS, H. P. Pesquisa-formação e história de vida: entretecendo possibilidades em 
educação  inclusiva. Revista Brasileira de Educação (impresso), n. 20, v. 62, 619-633, 
2015. (versão em inglês do artigo: clique aqui)

ANJOS, H. P. Crenças pedagógicas sobre inclusão escolar. Linguagem, Educação 

e Sociedade (UFPI). v.29, p 17-37, 2013.

ANJOS, Hildete Pereira dos; SILVA, Kátia Regina da ; MELO, L. B. ; ARAÚJO, 

Marcelo Almeida ; Rabelo, L.C.C. . Práticas pedagógicas e inclusão: a sobrevivência
 da integração nos processos inclusivos. Educação & Sociedade (Impresso), v. 34, 
p. 495-507, 2013.

ANJOS, Hildete Pereira dos; CAMPELO, Cristiane de Sousa.
Perfil das Salas de Recursos multifuncionais:construindo uma leitura acerca 
das políticas recentes para a inclusão escolar. Revista Poiésis, vol 07, n. 11, 
p. 83-96, 2013.

ANJOS, Hildete Pereira dos; ANDRADE, Emmanuelle P. ; PEREIRA, Mírian R.
A inclusão escolar do ponto de vista dos professores: o processo de constituição
 de um discurso. Revista Brasileira de Educação, vol 14, n. 40, jan/abr 2009.

Capítulos de livros:


ANJOS, H.P.; SILVA, K. R. A abordagem histórico-cultural e a aquisição da leitura e escrita pelas pessoas cegas. In: CAMPOS, C. R. P. Inclusão Escolar e Deficiência Visual: desfazendo rótulos - o que os professores precisam saber sobre o aluno cego? Curitiba: Editora CRV, 2016. ISBN 978-85-444-0959-6 (livro destinado à distribuição na rede pública de Minas Gerais, não disponível para venda).


ANJOS, H.P.; MELO, L. B; SOUZA, N.C. Identidade docente e pesquisa-formação: narrativas de docentes como conteúdo formativo. In: MIRANDA. T. G. (org.). Práticas de inclusão escolar: um diálogo multidisciplinar. Salvador: EDUFBA, 2016. p. 89-106.


OLIVEIRA, I. A. ; ANJOS, H. P. ; SANTOS, T. R. L. ; SANTOS, W. L. S. ; OLIVEIRA, W. M.M. . Atendimento educacional em salas de recursos multifuncionais da rede municipal de Belém. In: Enicéia Gonçalves Mendes; Fabiana Cia; Gabriela Tannús-Valadão. (Org.). 
Inclusão escolar em foco: organização e funcionamento do atendimento educacional
 especializado. 1 ed. São Carlos: Marquezine&Manzini Editora, 2015, v. 4, p. 93-114.


BRANDÃO, I. F. G. P. ; PEREIRA, M. R. ; ANJOS, H. P. . Os discurso presentes em cartazes de evento de educação especial. In: Raimunda Benedita Cristina Caldas; Larissa Fontenelle de Alencar; Fernando Alves da Silva Jr. (Org.). Inclusão e preservação de saberes para o bom viver. 1 ed. São Carlos, SP: Pedro e João Editores, 2015, v. 1, p. 333-345.


ANJOS, H. P. ; ALEXANDRE, H.M.B . Identidade docente e memórias de professora:
envolvimento com as situações de deficiência. In: Fernando Alves da Silva Jr.;José 
Guilherme dos Santos Fernandes. (Org.). Interculturalidade e saberes: os diversos na contemporaneidade da Amazônia. 1ed. Belém, PA: Paka-Tatu, 2015, v. 1, p. 135-147.


ANJOS, H. P. . A inclusão e as histórias de vida: apresentando a questão e seus
 transbordamentos. In: Hildete Pereira dos Anjos. (Org.). As histórias de todas e de 
cada uma: construindo um trajeto para a educação especial. 1ed.Curitiba, PR: , 
2014, v. 1, p. 15-29.

ANJOS, H. P. . A presença das professoras na história da educação especial. In: ANJOS, 
Hildete Pereira dos  (Org.). As histórias de todas e de cada uma: construindo 
um trajeto para a educação especial. 1ed. Curitiba, PR: Editora CRV, 2014, v. 1, p. 97-101.

ANJOS, H. P.  As salas de recursos multifuncionais: a experiência local. In: ANJOS, 
Hildete Pereira dos (Org.). As histórias de todas e de cada uma: construindo um trajeto
 para a educação especial. 1 ed.Curitiba, PR: Editora CRV, 2014, v. 1, p. 31-35.

ANJOS, Hildete Pereira dos. Para uma análise das relações entre dinâmicas socioeducacionais, politicas públicas e deficiência. In: ALBUQUERQUE, Raphella Duarte Lopes de; BRASIL, Silvany Ellen Risuenho. (Org.). Inclusão de pessoas com deficiência no contexto amazônico. 1ed. Belém, PA: L&A Editora, 2014, v. 1, p. 9-26.

ANJOS, Hildete Pereira dos. Analisando um recorte local das políticas brasileiras para a
 educação inclusiva.In: Enicéia Gonçalves Mendes; Fabiana Cia. (Org.). Inclusão escolar e o atendimento educacional. 1ed.São Carlos: Marquezine& Manzini; ABPEE, 2014,v. 1, p. 41-58

ANJOS, H. P.; SILVA, Kátia Regina da ; MELO, L. B. ; FERREIRA, Helane Pereira Moreira ; LIMA, Elineis Tavares ; PEREIRA, M. R. . Tensões no fazer pedagógico:estudando relações entre salas de recursos e salas comuns. In: Ivanilde Apoluceno de Oliveira. (Org.). Práticas de escolarização em Salas de Recursos Multifuncionais: dizeres de professorese alunos. 1ed.Belém, PA: EDUEPA, 2014, v. , p. 87-101.

ANJOS, Hildete Pereira dos; SILVA, K. R. ; MELO, L. B. . Efeitos da inclusão nas 
escolas públicas: uma leitura a partir de falas de professores e gestores. In: Denise 
Meyrelles de Jesus; Claudio Roberto Baptista; Katia Regina Moreno Caiado. (Org.).
PRÁTICA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO ESPECIAL: multiplicidade do atendimento educacional especializado. 1ªed. Araraquara-SP: Junqueira & Marin, 2013, v. 1, p. 63-82.



ANJOS, Hildete Pereira dos. Inclusão da pessoa com deficiência no Ensino Superior; 
primeiras aproximações. In: MIRANDA, Theresinha Guimarães; GALVÃO FILHO, Teófilo Alves. (Org.). O professor e a educação inclusiva: formação, práticas e lugares. 1ªed. Salvador, BA: EDUFBA, 2012, v. , p. 361-379.


ANJOS, Hildete Pereira dos. O espelho em cacos: análise dos discursos imbricados na 
questão da inclusão. In: ANJOS, H.P.. (Org.). Pesquisando a inclusão nas escolas públicasum trajeto. 1ed.Curitiba, PR: Editora CRV, 2011, v. , p. 11-22.

ANJOS, Hildete Pereira dos; ANDRADE, E. P. ; PEREIRA, M. R. . A inclusão escolar do 
ponto de vista dos professores: o lugar do outro na constituição do discurso. In: 
ANJOS, H. P.. (Org.). Pesquisando a inclusão nas escolas públicas: um trajeto. 1ed. Curitiba, PR: Editora CRV, 2011, p. 23-32.

ANJOS, Hildete Pereira dos. O conceito de inclusão nas falas de professores: deslizamentos de sentido presentes no discurso. In: ANJOS, H. P.. (Org.). Pesquisando a inclusão nas escolas públicas. 1ed. Curitiba, PR: Editora CRV, 2011, v. , p. 33-42.

ANJOS, Hildete Pereira dos; SANTOS, Louriana Sayma Sousa ; CHAGAS, Patrícia da Silva ; SILVA, Greicy Kelly Maciel da . Deficiência e acesso ao ensino superior: uma experiência de aprendizagem. In: ANJOS, H. P.. (Org.). Pesquisando a inclusão nas escolas públicasum trajeto. 1ed. Curitiba, PR: Editora CRV, 2011, v. , p. 49-58.

ANJOS, Hildete Pereira dos; Rabelo, L.C.C. NEES/NACE: uma análise de experiência. 
In: ANJOS, H.P.. (Org.). Pesquisando a inclusão nas escolas públicas: um trajeto. 1ed. 
Curitiba, PR: Editora CRV, 2011, p. 59-68.

ANDRADE, E. P. ; ANJOS, Hildete Pereira dos ; SILVA, Kátia Regina da ; Rabelo, L.C.C. ; 
MELO, L. B. ; ARAÚJO, Marcelo Almeida ; PEREIRA, M. R. . Educação inclusiva: acesso e atendimento educacional especializado. In: ANJOS, H. P.. (Org.).
Pesquisando a inclusão nas escolas públicas. 1ed.Curitiba, PR: Editora CRV, 2011, 
v. , p. 145-156.

ANJOS, Hildete Pereira dos ; CAVALCANTE, Lucélia Cardoso ; MELO, L. B. ; SILVA, Kátia Regina da ; ARAÚJO, Marcelo Almeida ; PEREIRA, M. R. ; ANDRADE, E. P. . Educação Inclusiva em Marabá, Pará: acesso e atendimento educacional especializado. In: OLIVEIRA, Ivanilde Apoluceno. (Org.). Cadernos de Atividades em Educação Popular: políticas de educação inclusiva em. 1 ed. Belém, Pará: EDUEPA, 2011 , p. 61-74.

Livros:




ANJOS, H. P. (org). Olhando a educação como um direito: deficiência, inclusão e diversidade.1 ed. Belém, PA, Paka-Tatu, 2015. 208 P.



ANJOS, H. P. Porque a escola não é azul? Discursos 

imbricados na questão da inclusão escolar. 1. ed. Jundiaí: 
Paco Editorial, 2015. 344 p.



ANJOS, H.P.. (Org.). As histórias de todas e de cada uma: construindo um trajeto para a educação especial. 1. ed. 

Curitiba: Editora CRV, 2014.














ANJOS, H.P.. (Org.). Pesquisando a inclusão nas escolas públicas: um trajeto.
 1ed.Curitiba, PR: Editora CRV, 2011.



Comentários

  1. carissima professora, li recentemente seu artigo publicado no livro da professora Theresinha Guimaraes Miranda e me chamou a atenção o grau de semelhança entre as narrativas produzidas na sua região com as por mim coletadas na região nordeste. e lamentei o meu desconhecimento das suas significativas obras, por isso gostaria de comprá-las por favor me envie um email (mercadoelisangela@gmail.com) com a informaçaõ de como posso adquiri-las. atenciosamente prof. elisangela mercado (UFAL)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Profa. Elisângela. Respondi no e-mail ao seu pedido (com relação aos livros). Quero ressaltar que, com exceção dos livros, os links desta pagina remetem diretamente ao texto completo dos artigos publicados, de modo a facilitar o acesso. Ficamos felizes com o seu interesse, e gostaríamos também de ter acesso às suas pesquisas. Grande abraço!

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas